sábado, 1 de outubro de 2011

Piracema e a CODEVASF

A UHTM mesmo sendo de grande importância regional, não é um mar de maravilhas. A barragem impede que muitos peixes subam o rio na época da piracema pelo fato da mesma não possuir a escada para peixes, mas o que explica isto é que a hidrelétrica foi construída em 1961.
No funcionamento normal da hidrelétrica, os peixes não entram dentro das turbinas porque a pressão da água é muito grande. Mas quando há de se fazer uma manutenção, desliga as turbinas e desce as grades de proteção para os peixes não entrarem nas turbinas. Foi colocado essas grades pois já aconteceu um acidente de grande mortandade de peixes no local, e a CEMIG evitou que isto acontecesse novamente.



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(CODEVASF), em cumprimento à uma lei, implementou o Programa de Aquicultura e Recursos Pesqueiros com a construção e operação de 7 Estações de Piscicultura no vale do São Francisco em vista da produção de alevinos de espécies de peixes de grande importância econômica, visando a recomposição ictiofauna(conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica). Isto tudo é feito pelo fato de pescadores não autorizados pescarem na piracema, e abusarem no uso de redes e tarrafas, devastando assim uma grande quantidade de peixes.

Referências

- Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Disponível em: http://www.codevasf.gov.br/programas_acoes/desenvolvimento-territorial/recursos-pesqueiros-e-aqueicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário