A denominação do nome da Cidade e da Represa de Três Marias (Usina Hidrelétrica Bernardo Mascarenhas) é até hoje mistério. Alguns ribeirinhos e nativos comentam que a esta região é denominada de Três Marias por que havias três irmãs chamadas Maria oravam a Margem direita do Rio, outros comentam que a denominação é dada pelo fato de perto da barragem, em umas das cachoeiras que existia na época moravam, as irmãs trigêmeas que deu o nome a uma das cachoeiras e logo após foi extinta, dando o nome então a barragem.
Mas a história mais convicta e aceita pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é que, existiam sim as Três Marias, e que moravam naquela região, mas que elas teriam morrido no rio devido a uma enchente que ocorreu na cabeceira do rio instantaneamente. Na época o rio era cheio de pedras e possuía uma forte correnteza.
As Três Marias, Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda foram herdeiras de uma hospedaria que era famosa na região, onde se - passava vários viajantes. O trecho era conhecido, pois foi rota e caminho hidrográfico de colonizadores que se espalharam para toda a região Sudeste e Centro Oeste do Brasil.
Portanto o nome dado a Cidade e Barragem, é em homenagem as três irmãs cujo os nomes eram Maria.
Gostei de saber sobre a origem do nome da cidade que visito com frequência.
ResponderExcluir