sábado, 1 de outubro de 2011

Grandes ou pequenos os Impactos ambientais das hidrelétricas?!

A vantagem principal de uma que é uma fonte de energia renovável, que produz eletricidade de forma limpa, não poluente e barata. E as desvantagens principais é que exigem grande investimento inicial na construção de barragens. Podem ter a operação prejudicada pela falta de chuvas. E demora muito para ser construída. Além dessas desvantagens existe uma que atualmente é uma das principais preocupações mundial, os impactos ambientais.

Usina Hidrelétrica de Três Marias em construção



É uma questão muito observada em todas as hidrelétricas construídas e que vão ser construídas, pois os impactos ambientais podem ser diminuídos com o bom planejamento e estudo da área a implantar uma usina hidrelétrica, mas não podem ser reduzidos a zero. Quanto maior uma usina hidrelétrica maior comumente será o impacto ambiental, pois a área de instalação será muito maior, destruindo mais fauna e flora do local. Praticamente todos os animais do local morrem e se sobrevivem perdem seu habitat, mas guando tentam sobreviver em outro lugar, não conseguem assim a chances de sobrevivência dos animais após a construção de uma usina hidrelétrica é menos de 1%.

Os impactos ambientais na construção de uma usina hidrelétrica muda até o clima do local e há um grande desmatamento local. As emissões de gases incluem o gás carbônico formado pela decomposição acima da superfície da água das árvores deixadas em pé, e o metano resultante da decomposição da vegetação aquática macia, sob condições atóxicas no fundo do lago. Algum metano é liberado pela superfície do reservatório através de bolhas e por difusão. Entretanto, quantias maiores são liberadas pelas turbinas e pelo vertedouro. A concentração de metano na água aumenta com a profundidade, sendo que as turbinas e o vertedouro retiram a água de profundidades suficientes para ter um conteúdo significativo de metano. No ano de 1990, treze anos após o enchimento, a Represa de Curuá–Una emitiu 3,7 vezes mais gases de efeito estufa do que teriam sido emitidos gerando a mesma quantia de eletricidade através da queima do petróleo.

Os impactos ambientais que ocorreram na usina hidrelétrica de Três Marias foram enormes como em qualquer hidrelétrica. Na hidrelétrica de Três Marias por não ter ocorrido o desmatamento prévio da área antes da instalação da hidrelétrica e a baixa profundidade do lago gerou uma grande de composição de matéria orgânica, emitindo gases como o CO2 e o CH4, que são gases agravantes do efeito estufa.

Existem alguns outras maneiras de diminuir estes efeitos além de um bom planejamento da instalação:

• Salvamento improvisado: Antes da construção a resgate de animais, sendo levados para outro local, assim salvando espécies de extinção.

• Subida íngreme: Para garantir que peixes consigam subir o rio para acasalar, constroem as "escadas" aquáticas.

• Começar de novo: Para diminuir o problema, as construtoras de hidrelétricas têm programas de reflorestamento em suas margens.


Referências:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-o-impacto-ambiental-da-instalacao-de-uma-hidreletrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário